segunda-feira, 27 de abril de 2015






Eminescu, O castro Alves Romeno.


Mihai eminescu nasceu na Romênia (Moldávia), onde passou a sua infância, foi enviado depois para o ginásio de Cernaut (hoje Bucovina Ucraniana), onde fugiu inúmeras vezes para seguir um grupo artistas ambulantes; em sua fuga mais espetacular foi até a Transilvânia. Com isso não retornou mais ao ginásio e passou a levar uma vida de boêmio em Giurgiu e Bucareste. No entanto, seu pai encontrou-o em em 1869 e mandou-o para Viena, nesta cidade Eminescu estudou filosofia e folologia, sem no entanto obter qualquer diploma.
Seu nome de família era Eminovici, mas o escritor passou a se chamar Mihai Eminescu, com o fim de romenizar o seu nome, trocando o sufixo patronímico Eslavo, por ici, por um tipicamente romeno escu. 
Escreveu muito por essa época, graças a Iacob Negruzzi, publicou seus primeiros versos na revista Juminea. foi por algum tempo ator, inspetor de escolas e bibliotecário em Iasi, onde conheceu Verônica Micle, sua inspiradora, seu grande amor.
Em 1872 foin para Berlim, onde seguiu os cursos de Duhring e Zeller, mas também desta vez não obteve diploma de doutor em Filosofia. Em 1874 conseguiu em Iasi um modesto emprego em um escritório. Mais tarde em 1877, entro para o jornal conservador Timpul, onde conseguiu exprimir suas idéias e desenvolver o seu espírito de polemista.
Com pertubações mentais em 1883, foi curado em Viena. Voltou então para a sua pátria e lá, com períodos de demência, acabou seus dias vítima de uma síncope cardíaca.
Embora a sua obra não tenha sido totalmente publicada, grande parte dela já foi traduzida para diversos idiomas. Eminescu exerceu influência decisiva sobre as posteriores promoções de poetas da Romênia. Suas poesias filosóficas caracterizam-se por um profundo pessimismo, onde a influência de Schopenhauer é muito perceptível.
Por conta do espírito arrebatador e do lirismo dos seus poemas, Eminescu teve naturalmente associado com o poeta Baiano Castro Alves, que dentre outras além de não ter vivido muitos anos, existiu praticamente ao mesmo tempo do poeta dos escravos,
Aqui no Brasil, mais precisamente na cidade de Macaúbas Bahia, há desde os anos 70 um Centro cultural que leva o seu nome e um dos principais objetivos dessa instituição filantrópica é de divulgar a cultura romena aqui no Brasil, principalmente a Vida e obra de Mihai Eminescu, capitaneada pelo professor 
Àtico Frota Vilas Boas da Mota.





Nenhum comentário:

Postar um comentário