segunda-feira, 17 de julho de 2017


Depois de uma longa parceria de sucesso e revesando-se, entre funções das mais diversas na Otoniel arte Brasil, eis agora com o lançamento do mais novo livro de arte do grande artista Plástico Otoniel Fernandes Neto, que Jocenilton Santos tem a oportunidade de assinar um trabalho mais substancial, com uma maior "visibilidade", que certamente lhe dará a possibilidade alçar vôos mais altos e de desenvolver projetos mais abrangentes. seja no campo das artes, com novas propostas artísticas, seja no campo das produções culturais, envolvendo comunidades das mais diversas naturezas.


" Ter a oportunidade de percorrer um rio de sua nascente à foz, seja ele qual for, é uma experiência única de estar em contato com as mais diversas manifestações culturais existentes ao longo dos nossos rios, e de também conhecer mais sobre a diversidade dos biomas e nossa geografia nacional" salienta.


No Brasil quando se fala em rios, bacias hidrográficas, etc. logo nos vem à mente o Velho Chico, o grande rio Amazonas, ou o Araguaia. no entanto pouco se fala do rio Tocantins, que pode até ser menos badalado, porém a importância diária que tem para sua gente é a mesma dos outros. ( todo rio tem o seu valor ) a importância de tê-lo conhecido foi de poder "literalmente" viajar e desvendar os mistérios das tradições indígenas e do povo ribeirinho que estão situadas em sua calha.
Só conhecendo-o para poder vibrar com as inúmeros povos instalados em suas  margens, cada um com os seus conceitos e valores, como é o caso dos Kraôs, Xerentes, Carajás, no Tocantins, mais à frente com Gaviões, Guajajara, etc no maranhão, com as quebradeiras de côco, canoeiros, lavadeiras, com a molecada que suas "firulas" saltando em sua margens, com as praias de areias alvíssimas que aparecem no estio, com o belo pôr do sol da praia da "graciosa", com a fertilidade e riqueza da riquíssima cultura e do solo do "Bico do Papagaio", com o encontro dos rios nas cercanias de Marabá, que dão um aspecto especial e  fazem do Tocantins uma verdadeira dádiva do brasil!




                                                                                                                                                                     "O rio Tocantins Ilustrado"







Nenhum comentário:

Postar um comentário