segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Projeto:
Biblioteca da Língua Portuguesa.

Angola, Brasil e Portugal têm laços fraternos que estão para além das questões  idiomáticas  e marítimas. As relações criadas no período colonial, pelo triângulo do comércio de escravos e as vias ultramarinas entre estas nações, propiciaram uma rede de comunicação intensa  que teve a Língua Portuguesa como a ferramenta principal de mediação. Se por um lado o passado mostrou ao mundo a face vergonhosa da escravidão, por outro lado  legou-nos a “Língua de Camões” com toda a sua riqueza linguística e sonora, constituindo um bem comum e a nossa maior herança.
Sendo assim, surgiu a ideia de fazer uma parceria com Bibliotecas públicas e não públicas de Portugal e do Brasil, para recolher livros com o intuito de fundar em Luanda (Angola) a sede da Biblioteca da Língua Portuguesa.
O projeto possibilitará, através da literatura e do incentivo à leitura, manter a boa relação existente entre essas nações que, apesar de separadas geograficamente, se mantêm interligadas por laços de afeto, irmandade e pela língua portuguesa, que neste caso assume o papel mediador de interação e entendimento, visando outras parcerias  e projetos multi culturais.
Apelamos, por isso, que divulguem e apóiem a campanha doando livros de literatura portuguesa ou de temas regionais referentes a esses países e à lusofonia, porque como dizia a poetisa, para nós a Língua Portuguesa “É ter fome, é ter sede de Infinito!”. 


Jocenilton Santos com o então Embaixador de Angola no Brasil, Leovigildo Costa, discutindo a viabilidade do projeto


É de louvar iniciativas que contemplem em seu escopo propostas culturais, literárias e eventos que principalmente sirvam para enalteçer a nossa língua.
O português como idioma falado de milhares de habitantes nos quatro cantos do globo, reivindica iniciativas desse tipo, ainda mais quando essas políticas reforçam laços entre nações que tem muitos aspectos sócio/culturais comuns, mas que estão dispersas geograficamente.
A língua é a marca registrada de um povo de uma nação, e funciona como uma espécie de código fonético que permite pessoas entenderem e serem entendidas, Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São tomé e Príncipe e Timor Leste, teriam pouco em comum se não fossem o idioma português como língua falada entre-si, tornando real tal possibilidade.
Para tanto, surgiu essa iniciativa de criar e difundir em âmbito inter nacional, (uma vez o projeto conta com a parceria de Bibliotecas do Brasil, Portugal e Angola,) o projeto da Biblioteca da Língua Portuguesa, que trata basicamente de uma mobilização para arrecadar livros e fundos para a realização da mesma. 
A idéia é que essa biblioteca além de referência, abrigue um acervo amplo e que ao menos represente, um pouco da diversidade das produções literárias desses países que falam o Português.
Os seus idealizadores desde já apelam para os que se sensibilizam com essa "nobre" causa a contribuir com doações de livros referentes a literaturas do nosso idioma português.
Para entrar em contato conosco.
No brasil, pela Biblioteca comunitária Entre Lagos, Jocenilton Santos é quem organiza a arrecadação, e em Portugal o trabalho fica por conta de Leonor lino, pela Biblioteca Manuel Antônio de Pina. 
Divulguem essa idéia
Dúvidas entrar em contato pelos E-mails: zaramanaz@hotmail.com e leonorosa@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário