domingo, 4 de março de 2012

A barbaridade sob a ótica da arte!






                    BARBÁRIE é a tentativa de um retrato da miséria secular

Um paralelo entre o contemporâneo e o medieval, ressaltando os aspectos físicos e plásticos dessa semelhança: Foi o que mostraram através da sua apurada pesquisa, as irmãs Blanche e Marcella Hage em sua exposição "Barbárie", que foi exibido no Senado federal de 10 a 25 de agosto de 2011, e que tem previsão para uma nova coleção e temporada aqui na Capital Federal esse ano aguardem!

A barbárie é vista aqui como decorrente dos aglomerados urbanos que surgem na baixa idade média, onde são atirados os miseráveis para perpetuar essa condição, enquanto as elites erigem suas catedrais. A semelhança com as favelas que explodem no brasil no século XX não são apenas físicas e plásticas, mas refletem uma mentalidade separatista, como se a pobreza fosse uma condenação biológica, antropológica e social.

"As características mais marcantes desses microcosmos ( favelas), que tanto se vislumbram no medieval, vão desde as edificações amontoadas, passando pelos esgotos a céu aberto até as feirinhas irregulares, verdadeiros formigueiros humanos, onde se encontra de tudo" explica Blanche.

Desta forma, a despeito dessa visão romantizada, este trabalho explora um lado carnal e mais virulento das favelas brasileiras que se traduz na pobreza e violência que estão submetidos os seus moradores, transformando a vida destas pessoas num verdadeiro e permanente "circo de horrores".




Nenhum comentário:

Postar um comentário