sexta-feira, 30 de março de 2012

J Santos lança livro do MADE, Junto com Otoniel em Salvador

 




                       





Na noite de 18 de abril, às 19h no Museu de Porto Seguro, Cidade Histórica, foi lançado com sessão de autógrafos, o livro e a exposição "Viagem Pitoresca pelo Museu Aberto do Descobrimento", do artista plástico Otoniel Fernandes Neto, com a participação de Jocenilton Santos, (Seleção Literária) e do fotógrafo Clio Luconi.

As pinturas da exposição de Otoniel e fotografias de Clio estão contidas no livro de mesmo nome, e foram inspiradas na região delimitada em 1996 por Decreto Presidencial como o Museu Aberto do Descobrimento (Made), que abrange 78km de faixa litorânea.

O Made não se consolidou e as dificuldades para sua implantação acabaram por desvanecer o projeto, idealizado pela extinta Fundação Quadrilátero do Descobrimento. Porém ninguém nega a importância de se proteger esse sítio, que ainda conserva muitos aspectos descritos por Pero Vaz de Caminha há mais de 500 anos.


As pinturas do artista plástico representam com forte luminosidade e colorido vigoroso, as paisagens e a diversidade cultural da região que compreende o litoral de Prado, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, desde a foz do Rio Caí até o Rio João de Tiba

O resultado dessa viagem ilustrada pode ser conferido na exposição permanente que fica no museu do IPHAN em Porto seguro e no livro catálogo "Viagem Pitoresca pelo Museu Aberto do Descobrimento", bilíngüe em português e inglês.


O projeto do livro foi patrocinado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, com apoio da Prefeitura de Porto Seguro, e fez parte dos festejos da Semana do Descobrimento de 2011.



Por, Jocenilton Santos.

Um comentário:

  1. Particularmente achei muito interessante essa ideia de criar um livro que retrate o descobrimento do Brasil, assim podemos perceber formas diferentes de ver os fatos acontecidos há muito tempo atrás.

    ResponderExcluir